Ja temos o Xbox One e PS4 por serem máquinas poderosas, agora um outro produto chama atenção da comunidade gamer em todo o mundo: as Steam Machines, aparelhos da Valve que podem ser personalizados de acordo com as preferências de cada fabricante. Os dispositivos ainda estão em fase de testes, mas prometem levar os jogos de computador para a sala de estar, assim como os videogames mais atuais.
Sabendo que os novos hardwares da Valve podem impactar as empresas de consoles de jogos, a Microsoft pode adotar uma estratégia parecida e lançar o seu próprio PC gamer. A ideia teria vindo do CEO da companhia, Steve Ballmer, que não deve acompanhar o desenvolvimento do projeto já que vai se aposentar do cargo em 2014. No entanto, tudo indica que uma máquina pessoal voltada para o público gamer está nos planos da gigante de Redmond, pois a companhia agora se define como uma organização de "produtos e serviços".
Segundo o AllThingsD, Ballmer fez um encontro com 500 diretores da empresa para fazer um panorama de sua trajetória na Microsoft. Foi nessa reunião que o executivo comentou sobre o Windows 8 e a criação de PCs com foco em games, sem dar outros detalhes sobre como esse dispositivo seria e que tipo de funcionalidades seriam disponibilizadas aos usuários.
Os rumores sobre um computador gamer começaram quando a companhia contratou em agosto deste ano Jason Holtman, ex-diretor de desenvolvimento de negócios da Valve por oito anos. De acordo com o perfil de Holtman no LinkedIn, ele será responsável pela criação de estratégias para entretenimento e games para PC com base na plataforma Windows.
A contratação de Holtman reforça a futura criação de uma central de jogos eletrônicos dentro do sistema operacional que deve competir com outros serviços online, como o Origin, da Eletronic Arts, e o Steam, da Valve - atualmente, a seção de games da Microsoft está descentralizada da loja de aplicativos da companhia. Além disso, a empresa lançou na Windows Store o jogo Halo: Spartan Assault, o primeiro título da popular franquia de tiro disponível para computador, além do Xbox 360.
Em novembro, o vice-presidente corporativo da Microsoft, Phil Spencer, deu uma entrevista ao GamesBeat na qual admite que a empresa precisa melhorar sua estratégia para o mercado de games no PC. "Provavelmente nos focamos demais e exclusivamente no console. A Valve está bem à frente de nós e fez um grande trabalho de manter um forte ecossistema no computador. Deveríamos ter construído algo parecido", comentou.
As Steam Machines da Valve foram enviadas a 300 usuários do serviço Steam, que já começaram a testar os aparelhos. O dispositivo utiliza um sistema operacional próprio baseado em Linux, o SteamOS, e possui uma ampla variedade de especificações técnicas e componentes. Alguns sortudos que receberam os protótipos postaram vídeos na internet para mostrar o conteúdo da caixa, que ainda conta com o Steam Controller, um gamepad sem botões físicos especialmente fabricado para operar nos aparelhos.
A Valve divulgou as especificações técnicas de seu console Steam Machine, revelando um hardware que é consideravelmente mais poderoso que os do PlayStation 4 e Xbox One, porém potencialmente muito mais caro também.
O protótipo do console, que a Valve irá enviar a 300 pessoas até o final do ano, terá as seguintes características:
GPU: algumas unidades com a NVidia Titan, outras com a GTX780 ou GTX760 ou GTX660
CPU: algumas com Intel i7-4770, outras com i5-4570 ou i3
RAM: 16 GB DDR3-1600 (CPU), 3 GB GDDR5 (GPU)
Armazenamento: SSHD híbrido 1TB/8GB
Fonte: 450w 80Plus Gold
Dimensões: 12 x 12.4 x 2.9
CPU: algumas com Intel i7-4770, outras com i5-4570 ou i3
RAM: 16 GB DDR3-1600 (CPU), 3 GB GDDR5 (GPU)
Armazenamento: SSHD híbrido 1TB/8GB
Fonte: 450w 80Plus Gold
Dimensões: 12 x 12.4 x 2.9
Segundo a Valve, o Steam Machine será feito de componentes de PC comuns disponíveis no mercado, e o usuário poderá alterar as peças que quiser e dar "upgrades". E como a plataforma é aberta, também será possível montar seu próprio PC para jogos e usar o novo SteamOS e o controle desenvolvidos pela Valve.
Um PC com configurações similares às descritas pela Valve custa em torno de US$ 1000, ou seja, mais que o dobro do Xbox One e ainda mais caro se comparado ao PlayStation 4, que custará US$ 399.
O visual do console ainda não foi finalizado, mas a empresa promete mostrá-lo antes de enviar as 300 unidades de teste. Em um post no site oficial, a Valve explica que não tem pretensões de tornar o Steam Machine um produto de massa, para milhões de pessoas, mas quer oferecê-lo a uma parcela do público que possa se interessar por um PC muito potente com um pacote ideal para a sala de estar.
O Steam Machine da Valve será lançado comercialmente no começo de 2014.
O Steam Machine da Valve será lançado comercialmente no começo de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário